Merkel quer descer impostos e aumentar salários na Alemanha

A chanceler alemã Angela Merkel defende que a Alemanha tem de estimular a procura interna e apelou aos partidos da oposição para pararem de bloquear as propostas de cortes nos impostos na câmara alta do Parlamento.

Notícia

© EPA

Eudora Ribeiro
17/10/2012 15:10 ‧ 17/10/2012 por Eudora Ribeiro

Economia

Alemanha

Angela Merkel defendeu esta terça-feira que a Alemanha deve descer os impostos para estimular a procura interna. Isto numa altura em que os países da periferia do euro, como Portugal, Grécia e Espanha aplicam fortes medidas de austeridade no sentido inverso, com um aumento acentuado da carga fiscal.

A chanceler alemã disse ontem aos maiores empresários alemães que a progressão automática dos trabalhadores para escalões de impostos mais elevados deve acabar e também renovou os apelos a que existam cortes nas contribuições para a reforma como outra forma de estimular o poder de compra entre os alemães.

“O crescimento na Alemanha pode ser estimulado nesta altura com um aumento na procura doméstica mais do que através de qualquer outra coisa”, afirmou Merkel, citada pela Reuters.

As declarações da chanceler surgem numa altura em que a Alemanha está sob pressões crescentes para aumentar a procura interna, numa tentativa de aliviar a pressão sobre os países da periferia da zona euro, que estão no centro da crise de dívida.

A governante alemã também encorajou as empresas alemãs a aumentaram os salários dos seus trabalhadores este ano.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas