Alargamento da CES permitirá metade do encaixe previsto

Segundo as contas do Público, o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) permitirá ao Estado arrecadar apenas 120,7 milhões de euros, cerca de metade da meta que tinha sido inicialmente estipulada.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
10/01/2014 21:10 ‧ 10/01/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

120 milhões

Com o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), o Governo previa compensar a perda de 228 milhões de euros em receitas que o Tribunal Constitucional deitou por terra ao chumbar a proposta de convergência de pensões.

Contas feitas pelo Público revelam que, com a aplicação da taxa de 3,5% a pensões acima dos mil euros, em vez dos 1.350 euros, o Executivo conseguirá arrecadar 120,7 milhões de euros, um valor muito aquém do previsto.

Falta saber, como frisa a publicação, qual será a origem do restante valor, tendo em conta que o buraco deixado pelo chumbo do TC foi de 388 milhões de euros e, como o ministro da Presidência, Marques Guedes, informou no final do Conselho de Ministros de quinta-feira, o aumento de um ponto percentual dos descontos para a ADSE representam 160 milhões de euros e o “remanescente” será o impacto da CES.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas