“Esta semana foi uma semana importante para o país porque os dados começam a surgir”, afirmou Marques Mendes no seu comentário semanal.
Segundo o advogado, “apesar dos dados serem positivos, na vida prática das pessoas os resultados só serão visíveis daqui a um ano”.
“No plano financeiro, temos uma emissão de dívida que foi um sucesso. Além disso, os juros da dívida têm vindo a baixar sucessivamente e o esforço nacional ajudou nesse sentido. Por outro lado, a venda da Caixa Seguro significou atracão de investimento estrangeiro para Portugal que significa confiança”, comentou.
O comentador referiu também o plano económico, apontando “o índice de empresários e consumidores que voltou a subir, a situação da bolsa, as exportações que representam 40% da riqueza nacional do PIB e o plano social, sobretudo o desemprego, que ainda está alto mas tende a baixar”.
Sobre a diminuição do desemprego, Marques Mendes conclui, afirmando que se “traduz numa componente da emigração, mas é importante apontar que já há criação líquida de emprego, mais do que no passado”.