A OCDE nomeou também o alemão Christian Kastrop para o cargo de diretor do departamento de estudos políticos, devendo este assumir funções a 15 de março.
Numa mensagem de boas vindas dirigidas aos dois recentes nomeados, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, afirmou que, quer Santos Pereira, quer Kastrop, "trarão uma valiosa experiência política para a Organização, garantindo que esta continuará a fornecer soluções para os desafios que os países enfrentam atualmente numa economia complexa e multipolar".
Santos Pereira, que assumiu a pasta da Economia e do Emprego entre junho de 2011 e julho de 2013, no atual Governo PSD/CDS, irá apoiar o economista-chefe da OCDE e "assegurar que a Organização continua na vanguarda da agenda política e económica internacional", indica o comunicado.
O português terá a seu cargo uma equipa de 70 elementos e será responsável, anualmente, por cerca de vinte estudos económicos de países que integram a Organização.
Já o alemão Kastrop, doutorado em Economia, tem uma elevada experiência relacionada com questões financeiras, uma vez que trabalhou vários anos no ministério das Finanças da Alemanha, destaca o comunicado.
À semelhança do antigo ministro da Economia, também o alemão terá como função apoiar o economista-chefe da organização, Angel Gurría.