Carros do Fisco tão difíceis de ganhar quanto Euromilhões

A probabilidade de ser um dos felizes contemplados pelo Fisco com um automóvel é tão reduzida quanto a de acertar na chave do Euromilhões, a única vantagem é que a participação no sorteio da Autoridade Tributária não tem custos associados. Ao Jornal de Negócios, um professor e especialista em probabilidades explica que mesmo com mil faturas a concurso, a hipótese de ser vencedor é de “0,0026315%”, ou seja, “zero”.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
27/01/2014 09:20 ‧ 27/01/2014 por Notícias Ao Minuto

Auto

Sorteio

“A probabilidade de ganhar [um carro sorteado pelo Fisco] não é significativa, pelo que este sorteio é exatamente como o Euromilhões”, na prática “qualquer pessoa tem probabilidade nula de ganhar, mas há de haver quem ganhe”, por isso “se chama a isto um sorteio”.

Esta explicação é dada, esta segunda-feira, por Onofre Simões, especialista em probabilidades e professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) ao Jornal de Negócios, que mostra por ‘a mais b’ como são escassas as possibilidades de sair vencedor no sorteio do Fisco.

Vamos imaginar que numa semana há 100 faturas a concurso e reúne cinco, terá 5% de hipóteses de ser o sorteado. Mas se tiver cinco faturas e a concurso forem cinco mil, a probabilidade passa a ser uma em mil. Pelo que, quanto menos faturas forem a jogo menor será a hipótese de ganhar.

Acontece que, por exemplo, em 2013, foram comunicadas à Autoridade Tributária cerca de quatro mil milhões de faturas. Admitindo que este ano este número se mantém e que metade (dois mil milhões) será de contribuintes em nome individual, nas 52 semanas do ano iriam, em média a concurso, 38 milhões, a probabilidade é nula.

“Se uma pessoa entrou com mil faturas naquela semana, o que já me parece manifestamente exagerado, a probabilidade de uma das suas faturas ser sorte seria de 0,0026315%”, o que “na prática”, refere Onofre Simões, “ é zero”.

A única vantagem deste sorteio em relação ao Euromilhões será mesmo o facto de para o concurso do Fisco não ter de fazer qualquer aposta em dinheiro porque em relação às probabilidades… a dificuldade é em tudo muito semelhante.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas