A Bitcoin disparou 14% esta sexta-feira para um máximo de duas semanas, depois de o CEO da Tesla, Elon Musk, ter simplesmente colocado a criptomoeda na 'bio' da sua página oficial do Twitter, de acordo com a Reuters.
Musk escreveu '#bitcoin' na sua biografia na rede social, o que impulsionou a moeda digital mais conhecida do mundo. A criptomoeda subia 10,2% para 36.901 dólares por volta das 10h00.
O empresário multimilionário, que é seguido por quase 44 milhões de utilizadores na rede social Twitter, tem histórico de fazer comentários que mexem com o mercado.
Isto acontece numa altura em que o comportamento acionista do título GameStop, uma rede de lojas de vídeo em dificuldades, desde o início do ano está a chamar a atenção a vários operadores e observadores de Wall Street.
O nervosismo aumentou na quinta-feira quando várias plataformas de intermediação de investimento dificultaram algumas transações com os títulos GameStop.
A situação está a levantar interrogações sobre se o mercado bolsista está numa perigosa bolha especulativa e se uma nova geração de investidores deve ser autorizada a aproveitar em pleno os instrumentos e facilidades de transação disponíveis nos telemóveis.
Na base da situação está a evolução do título da GameStop. Depois de há três semanas andar pelos 18 dólares, teve um crescimento acentuado que o levou para os atuais 229 dólares, uma queda dos 347,51 de quarta, que resultaram de duas valorizações sucessivas acima de 100%. Desde o início do ano, a valorização é de 1.250%.
Este comportamento bolsista contrasta com as dificuldades da empresa, baseada em Grapevine, no Estado do Texas, vendia jogos de vídeo em mais de cinco mil lojas, até a pandemia ter afastado os clientes. Mais ameaçadora é a tendência pesada de deslocação dos clientes das lojas físicas para os canais virtuais.