A poucos meses das eleições europeias, a eurodeputada do PSD, Regina Bastos, salienta os esforços dos portugueses na saída da crise, mas não deixou de louvar os trabalhos do Governo nesse sentido. “Este Governo está a fazer uma coisa que é remediar os problemas que foram criados pela governação socialista”, disse a social-democrata em entrevista ao jornal i.
“O Governo tem tido uma tarefa difícil e muitas vezes mal compreendida”, destacou a eurodeputada que admitiu que “o esforço tem sido feito de forma talvez comprimida de mais”.
Ao i, Regina Bastos afirmou que “Portugal já mostrou o que vale e o governo do PSD tem mostrado ao longo destes dois anos e tal de governação que tem sentido de responsabilidade e credibilidade para fazer o país voltar a ser autossuficiente em termos financeiros. A etapa que vem a seguir é a consolidação”.
Contudo, a eurodeputada reconhece que estes anos de crise levaram a que o Estado perdesse “a tolerância do povo português para os sacrifícios que têm sido pedidos e que têm sido imensos”. Além de mais, frisou, “as pessoas já não conseguem ouvir falar de cortes, ouvir falar de austeridade. E percebe-se”.
Neste momento, concluiu a eurodeputada, “os sinais positivos que estão a ocorrer não estão ainda a convencer. Podiam estar a ser encarados pelas pessoas como a luz ao fundo do túnel, mas as pessoas olham para eles com desconfiança”.