Vítor Bento sugeriu a aplicação de um imposto em cada levantamento feito por Multibanco, avança o Público na sua edição online.
A proposta do presidente da SIBS, entidade responsável pela gestão da rede das caixas automáticas, surge em resposta a uma já lançada pelo Partido Socialista (PS) e que dá conta da intenção de reduzir as comissões pagas pelo uso de cartões no pagamento.
O objetivo, defendeu Bento, passaria por obter uma receita adicional para o Estado e aumentar a luta contra a fuga ao fisco.
O presidente da SIBS alertou ainda, durante a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, para os riscos de se alterar o equilíbrio alcançado em que o sistema atualmente assenta.
Mais concretamente, escreve o Público, Vítor Bento avisou que esse risco pode passar por “beneficiar os sectores que continuam a aumentar lucros (…) onde estão as grandes fortunas” e prejudicar os consumidores. Opinião, refere o jornal, defendida também pelo presidente da Unicre, Adão da Fonseca, e pelo presidente da Mastercad, Paulo Raposo.