Bruxelas coloca Irlanda sob vigilância

A Comissão Europeia colocou a Irlanda sob vigilância reforçada devido a desequilíbrios macroeconómicos excessivos verificados no país, que acabou de sair do programa de assistência da 'troika'.

Notícia

© EPA

Lusa
05/03/2014 12:51 ‧ 05/03/2014 por Lusa

Economia

Crise

Para além da Irlanda, outros 16 Estados-membros foram visados por Bruxelas.

No que respeita à Irlanda, que acabou de sair do programa de ajustamento da 'troika', a Comissão Europeia considerou que "os desequilíbrios macroeconómicos remanescentes requerem monitorização específica e ação política decisiva".

A 'Comissão Barroso' vai avançar com um acompanhamento específico das políticas aplicadas em Dublin e reportará regularmente aos ministros das Finanças da UE e da zona euro (Eurogrupo).

A Comissão Europeia apontou hoje, no âmbito do "mecanismo de alerta de desequilíbrios macroeconómicos", 17 Estados-membros cuja situação merece "análise aprofundada": Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Suécia e Reino Unido.

Portugal -- por ainda estar sob o programa de assistência da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) -- é excluído deste exercício.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas