O Diário de Notícias (DN) divulga, este domingo, dados do Banco de Portugal sobre o IDE e que mostram que o investimento estrangeiro caiu no ano passado, cerca de 66%, face ao ano anterior, registando-se apenas nota positiva para a Zona Franca da Madeira, que contribuiu com cerca de 12% para o IDE líquido nacional, ou seja 277 milhões de euros.
O BdP, citado pelo DN, esclarece que depois do “efeito das grandes privatizações”, como por exemplo a ANA e a EDP, Portugal regressou aos níveis normais de saldo do IDE, designadamente antes da crise das dívidas soberanas.
No ano passado, o valor total de investimento estrangeiro foi de 2,3 mil milhões de euros, portanto menos 66% em comparação com os sete mil milhões de 2012 e ainda menos (71%) se tivermos em linha de conta os oito mil milhões de 2011.
Pelo que, concluiu, sem acesso aos mercados de dívida esses níveis deverão revelar-se insuficientes para suportar a retoma do investimento e emprego, assim como reverter o desgaste de máquinas, equipamentos e edifícios, ou seja, capacidade instalada, acrescenta o DN.