"Procura interna fará crescer tanto a economia como as exportações"

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a procura interna vai contribuir tanto para o crescimento da economia portuguesa este ano como as exportações.

Notícia

©

Lusa
19/03/2014 10:54 ‧ 19/03/2014 por Lusa

Economia

Albuquerque

Numa audição na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, a ministra disse que o Governo espera agora que a procura interna volte a crescer em 2014, depois de uma recuperação no final do ano passado.

A contribuição para o crescimento da economia previsto será, apesar de só agora voltar a crescer, "na mesma medida" que o esperado para as exportações, que o Governo tem apelidado do "motor" da recuperação.

Segundo Maria Luís Albuquerque, a procura interna, tal como as exportações, deverão contribuir com 0,6 pontos percentuais para o crescimento do Produto Interno Bruto. A expectativa mais recente do Governo é que a economia cresça 1,2% em 2014.

Ainda assim, a ministra, em resposta a questões do PS, quis frisar que este crescimento da procura interna não diz respeito apenas a crescimento do consumo, mas também de investimento.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas