Governo e Banco de Portugal vão alterar lei das prescrições

O fundador do BPN, Oliveira Costa e o antigo presidente do BPP, João Rendeiro, pediram, na semana passada, a prescrição das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal. Antes, já Jardim Gonçalves, do BCP, tinha visto as multas aplicadas pelo regulador caírem na prescrição. Agora, e na sequência da polémica que se gerou, o Governo e o Banco de Portugal pretendem alterar a lei para que estas situações não se repitam, avança o Diário Económico.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
19/03/2014 21:35 ‧ 19/03/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Lei

O Governo e o Banco de Portugal estão a trabalhar juntos para que o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras seja alterado, garante o Diário Económico. O objetivo é o de evitar que as coimas aplicadas pelo regulador bancário possam cair em prescrição.

Depois da polémica das prescrições pedidas por Oliveira Costa (BPN) e João Rendeiro (BPP) e da já conseguida prescrição das multas aplicadas a Jardim Gonçalves (BCP), o Estado e o Banco de Portugal estão empenhados em mudar a lei para que situações como estas não se repitam.

Fonte do Ministério da Justiça confirmou ao Diário Económico que o “Banco de Portugal, o Ministério das Finanças e o Ministério da Justiça estão a ultimar a revisão do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras”.

Esta alteração só poderá abranger, contudo, casos futuros, explica a mesma fonte.

“À luz da Constituição, estas alterações nunca podem ter efeito retroativo” e, por isso, não poderão ser aplicadas aos polémicos casos já referidos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas