Gualter Furtado, presidente da comissão executiva do BES dos Açores, declarou à agência Lusa, na sequência da assembleia geral de hoje, que elegeu os novos corpos sociais do banco, que João Freixa assumirá as funções de vice-presidente do conselho de administração, sendo vogal do mesmo João Franco.
O economista refere que o conselho de administração do BES dos Açores é composto por nove membros, seis dos quais representam o grupo BES, o maior acionista do banco (57,2% do capital social), dois a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada (30% do capital social) e um, o grupo Bensaude (10% do capital).
Gualter Furtado explica que destes nove elementos emanam três para a comissão executiva do BES dos Açores, que voltará a ser presidida por si, enquanto os presidentes da assembleia geral e conselho fiscal serão, respetivamente, Rui Silveira e José Cunha.
Gualter Furtado refere António Rodrigues será o vice-presidente da comissão executiva do BES dos Açores e Gustavo Frazão o vogal.
Para além do BES, da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e grupo Bensaude, têm assento na assembleia-geral, o Banco Espírito Santo de Investimento e santas casas da Misericórdia da Ribeira Grande e Nordeste.