Portugal e Moçambique assinam acordo sobre recursos minerais

Empresas portuguesas e moçambicanas vão formar parcerias para a exploração de recursos minerais em Moçambique, ao abrigo de um memorando de entendimento que os governos dos dois países assinaram na quinta-feira em Maputo.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/03/2014 09:06 ‧ 28/03/2014 por Lusa

Economia

Parceria

O acordo para a participação de companhias portuguesas na extração de recursos minerais em Moçambique foi assinado pelo ministro português do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e pela ministra moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias, no último dia da visita de três dias que o primeiro-ministro português, Passos Coelho, realizou a Moçambique.

"Moçambique é um país para o qual todo o mundo olha com uma grande esperança na perspetiva de um desenvolvimento económico baseado nos recursos minerais e geológicos", afirmou Jorge Moreira da Silva, após a assinatura do memorando do entendimento.

O ministro afirmou que Portugal também tem a aprender da experiência de Moçambique no domínio dos recursos minerais, uma vez que o país tem sido palco nos últimos anos de importantes descobertas de recursos, nomeadamente petróleo e gás.

Por seu turno, a ministra moçambicana dos Recursos Minerais afirmou que o acordo assinado com Portugal vai proporcionar uma cooperação mais efetiva no setor, tendo destacado a formação de quadros moçambicanos em instituições portuguesas como um dos alicerces do entendimento.

"Através deste memorando, será possível cooperarmos de uma forma mais efetiva. Este é um bom momento em Moçambique, em que estamos a conhecer melhor os recursos do subsolo do país e temos feito grandes descobertas de recursos naturais", acrescentou Esperança Bias.

O acordo assinado na quinta-feira é mais um passo na cooperação entre os dois países na área dos recursos minerais, uma vez que Portugal tem ajudado Moçambique no mapeamento de áreas potencialmente detentoras de recursos minerais, na vertente científica da colaboração no setor.

Apesar desse envolvimento, Portugal tem uma presença incipiente ao nível do empresariado do ramo dos recursos minerais, apesar da destacada participação da Galp no consórcio de pesquisa de gás na Bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas