Governo pediu 'socorro' ao FMI para dívidas das empresas

O Governo pediu ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para reduzir o endividamento das empresas portuguesas e o órgão acedeu, estando agora a ser estudada uma reestruturação da dívida das empresas pelos ministérios das Finanças e da Economia e pelo Banco de Portugal, noticia o Expresso.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
29/03/2014 09:09 ‧ 29/03/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Cartas

A 12 de novembro de 2013, António Pires de Lima, ministro da Economia, enviou uma missiva endereçada a José Viñals, consultor financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), a pedir ajuda para resolver a dívida das empresas, conta o Expresso.

Pires de Lima pedia medidas para viabilizar empresas em dificuldades financeiras, ou seja, uma reestruturação da dívida das empresas portuguesas.

Na sequência desse pedido, o FMI enviou uma comissão técnica a Portugal que produziu um relatório e é com base nesse documento que existe já um esforço conjunto do ministério das Finanças, da Economia e do Banco de Portugal para encontrar um reestruturação que possa ser apresentada na 12ª avaliação da troika.

Esta reestruturação, que já tinha ficado decidida na 11ª avaliação, deverá englobar quatro tópicos: o programa Revitalizar; uma melhoria do quadro de resolução da dívida; o enquadramento legar e fiscal, promoção de recapitalização e entrada de dinheiro novo em empresas em recuperação; revisão dos papeis dos diferentes agentes, dando-lhe mais recursos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas