O ano de 2015 pode bem vir a ser aquele em que os portugueses vão conhecer a primeira redução de impostos desde que Pedro Passos Coelho assumiu a liderança do Governo Português.
Segundo noticiam hoje diversos órgãos de comunicação social, o Governo de coligação PSD e CDS-PP está a ponderar uma descida da taxa de IRS paga pelos portugueses.
A medida, a contemplar, tudo indica no Orçamento do Estado para 2015, deverá hoje ser debatida na habitual reunião do Conselho de Ministros, e passará, ao que se sabe, por uma redução da sobretaxa de 3,5% imposta ainda em 2011.
A acontecer, esta redução teria sobretudo impacto nos vencimentos mais baixos, uma vez que permitiria, por exemplo, a um contribuinte com um salário de mil euros, poupar 35 euros mensais.
De referir que a ideia está alicerçada no bom desempenho recente da economia lusa, sendo que se se continuar a verificar a tendência de crescimento dos últimos meses, bem como a da redução das taxas de juro, a medida poderá entrar em vigor já em janeiro do próximo ano.