Nigéria pode passar a ser a maior economia africana já no domingo

A Nigéria deve passar a ser a maior economia africana já no domingo, quando forem conhecidos os novos dados sobre a produção económica, que resultam da atualização dos números em conformidade com o método seguido pelas Nações Unidas.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/04/2014 12:47 ‧ 04/04/2014 por Lusa

Economia

África

O Instituto Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) vai divulgar no domingo os novos dados sobre a produção da economia, sendo esperado que o país mais populoso de África salte para o primeiro lugar das economias do continente, destronando a África do Sul.

O departamento de estatísticas das Nações Unidas recomenda aos países que revejam os cálculos sobre o Produto Interno Bruto de cinco em cinco anos para refletir as mudanças na produção e no consumo, mas a Nigéria não atualizava os dados desde 1990.

Os novos dados devem já levar em conta os novos e em rápido desenvolvimento setores e indústrias, como as telecomunicações e a indústria cinematográfica local, conhecida como Nollywood.

A Nigéria é o maior produtor de petróleo africano e cresceu 6,8% ao ano, em média, entre 2005 e 2013, estando previso uma aceleração para os 7,4%, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, o que compara com os valores ligeiramente acima de 5% para a África do Sul entre 2005 e 2009, que tem tentado ir além de 3,5% nos últimos cinco anos.

Os analistas citados pela AFP consideram, no entanto, que ter o título de maior economia em África não reflete as condições de vida dos seus 170 milhões de habitantes, que contiunuam, na sua maioria, a viver com menos de 2 dólares por dia, e a enfrentar altas taxas de desemprego e dificuldades no acesso a bens essenciais como a eletricidade ou água.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas