Bancos vão ser postos à prova como nunca antes
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) e o Banco Central Europeu (BCE) vão sujeitar as 128 maiores entidades bancárias da zona euro a duros testes, que pretendem verificar se estas estão preparadas para o impacto de eventuais mudanças na conjuntura e nos mercados, avança o i.
© REUTERS
Economia Europa
Os bancos vão ser colocados à prova de uma forma nunca antes realizada. A Autoridade Bancária Europeia (EBA) e o Banco Central Europeu (BCE) preparam-se para colocar os bancos no cenário de recessão mais duro que alguma vez foi aplicado a uma prova de resistência, conta o i.
O objetivo, de acordo com o presidente do BCE, Mario Draghi, é a transparência e o reforço da confiança num setor que, nos últimos anos, tem sido abalado por sucessivos escândalos. Este avisa, ainda, que quem não cumprir as regras impostas irá chumbar e terá de adotar medidas corretivas para garantir que suporta o impacto de eventuais mudanças na conjuntura e nos mercados.
O cenário adverso baseia-se numa evolução do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo das previsões de crescimento da Comissão Europeia de 2,2 pontos percentuais ente ano; 3,5 pontos em 2015; e 1,4 pontos em 2016.
No caso de Portugal, a Comissão Europeia prevê um crescimento de 1,2% do PIB para este ano e de 1,5% para o próximo, o que significa um crescimento negativo de 1% em 2014 e de 2% em 2015. Embora a Comissão reveja estes valores em alta em maio, prevê-se que a situação vá ser duríssima.
Entre os 124 bancos incluídos nesta prova estão 24 alemães, 16 espanhóis e 15 italianos.
As condições deverão ser apresentadas na próxima terça-feira, em Londres, e os testes começarão em maio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com