Portugal é o segundo país que mais dinheiro recebe da Europa

A seguir à Polónia, Portugal é o país da União Europeia que mais dinheiros comunitários recebe. Em termos líquidos, em 2012, Portugal terá recebido cinco mil milhões de euros, avança a edição diária desta terça-feira do Expresso.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
13/05/2014 19:00 ‧ 13/05/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Estudo

A edição diária do Expresso dá conta, esta terça-feira, das conclusões retiradas do estudo ‘Participação na tomada de decisões da UE: Portugal numa perspetiva comparativa’, de Richard Rose e Alexander Trechsel, apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).

Em 2012, Portugal recebeu 6,8 mil milhões de euros e terá contribuído com 1,8 mil milhões de euros, o que em termos líquidos representou um saldo positivo de cinco mil milhões. Em 2011, Portugal terá recebido três mil milhões de euros.

A Polónia é o país que mais beneficiou de dinheiros comunitários, com um saldo positivo de cerca de 12 mil milhões de euros. Em sentido oposto surgem a França e a Alemanha, com um contributo de 21 mil milhões e de 26 mil milhões, respetivamente. Embora ambos os países tenham recebido valores a rondar os 12 mil milhões, em ambos os casos o saldo é negativo.

De salientar ainda o caso do Chipre, que contribuiu com 200 milhões de euros e terá recebido outros tantos 220 milhões, o que perfaz um saldo zero.

Grécia, com um saldo positivo de 4,5 mil milhões, e a Espanha, com 4 mil milhões de euros, surgem nas terceiras e quartas posições, respetivamente. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas