Mais de metade da frota da CP está parada

O relatório e contas da CP- Comboios de Portugal, referente ao exercício de 2013, indica que das 905 locomotivas e carruagens, apenas 426 foram afetas “ao parque ativo”, enquanto as restantes, cerca de metade, estão fora do serviço comercial ou são usadas apenas “em serviços pontuais”.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
14/05/2014 14:42 ‧ 14/05/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Empresas

“À data de 31 de dezembro de 2013, o parque de material motor [locomotivas] e rebocado [carruagens da CP] era constituído por 915 unidades” mas “destas [apenas] 426 unidades encontravam-se afetas ao parque ativo”, lê-se no relatório e contas da CP relativo ao ano passado.

Porém, “382 unidades integravam o parque de material inoperacional e 107 unidades são material de utilização pontual, do comboio histórico, do comboio socorro ou encontram-se cedidas à Fundação Nacional do Museu Ferroviário”, ou seja, cerca de metade da frota, esclarece o documento.

Relativamente, ao parque ativo de material circulante, em serviço comercial na CP (passageiros) e na participada CP Carga (mercadorias), era composto por 186 automotoras elétricas, 49 automotoras diesel, 52 locomotivas elétricas, 38 locomotivas diesel e 101 carruagens.

A empresa liderada por Manuel Queiró refere ainda que no ano passado, “a CP continuou a otimizar a utilização do parque de material circulante e das suas componentes estratégicas e a promover a realização de estudos nos domínios da manutenção e reparação dos sistemas e equipamentos, tendo em conta os últimos desenvolvimentos tecnológicos”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas