As viagens inter-ilhas, com início marcado para 22 de maio, serão asseguradas, de novo, pelo "Express Santorini", um navio com 115 metros de comprimento, construído em 1974, que é alugado anualmente à empresa grega Hellenic Seaways.
O 'ferry', que já se encontra no porto de Ponta Delgada, completa agora 40 anos e é um dos mais antigos da frota do armador grego, tendo capacidade para transportar 630 passageiros e 180 viaturas.
Segundo uma fonte da Atlânticoline, contatada pela Lusa, o navio já foi "devidamente vistoriado" e já se encontra certificado para operar nos mares dos Açores, prevendo-se que a primeira viagem ocorra nas vésperas da festa do Senhor Santo Cristo.
O "Express Santorini" deverá partir de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) no dia 22, rumo à Horta (Faial), com escala na Praia da Vitória (Terceira), regressando no dia seguinte a São Miguel, com escalas no Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira.
Para o início de junho está previsto o reforço das ligações marítimas de passageiros e viaturas inter-ilhas, com a entrada ao serviço de um segundo navio, o "Hellenic Wind", com capacidade para transportar 660 passageiros e 125 viaturas, alugado ao mesm armador.
O Governo Regional dos Açores lançou, este ano, um novo concurso público com vista à construção de dois navios para as ligações marítimas no arquipélago, durante todo o ano, depois da polémica que envolveu a rejeição do navio "Atlântida", construído em 2008 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
A operação anual da Atlanticoline decorre nos meses da primavera e verão, normalmente, entre maio e setembro.
Em 2013, a empresa transportou cerca de 130 mil passageiros e 17 mil viaturas entre as ilhas dos Açores, uma redução de cerca de 4% a nível das pessoas, mas um aumento de 2% no que toca aos carros, em relação a 2012.
Os números foram considerados "positivos" pela administração da empresa pública dos Açores, atendendo à crise financeira nacional.
A Atlânticoline faz transporte de passageiros e viaturas entre todas as ilhas dos Açores na primavera e no verão, fretando para isso dois navios.
Nos Açores existe outra empresa pública de transporte de passageiros, a Transmaçor, que opera durante todo o ano, mas apenas entre as chamadas ilhas do triângulo: Pico, Faial e S. Jorge.