Bancos estão a falhar intervenção ao incumprimento

Registam-se em Portugal cada vez mais casos de incumprimentos, conta o Diário Económico. E o PARI, plano para a intervenção em casos de incumprimentos, parece não estar a funcionar da forma que deveria.

Notícia

© Dinheiro Vivo

Noticias Ao Minuto
22/05/2014 08:33 ‧ 22/05/2014 por Noticias Ao Minuto

Economia

PARI

Até ao final do mês de Março, registaram-se mais de 20 mil famílias em situação de incumprimento, sendo que, segundo o Diário Económico, quatro mil se deve ao crédito à habitação.

Este constitui o maior aumento de incumprimentos, num período de dois anos, e que diz respeito portanto ao período do apogeu da crise económica nacional.

A diferença é que atualmente existe um Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) mas a verdade é que este parece não estar a surtir os efeitos necessários.

A iniciativa do Banco de Portugal, o PARI surgiu em 2013 e tinha como objetivo atuar de forma preventiva em casos de incumprimentos através de duas formas: ou os bancos implementariam sistemas informáticos que possibilitassem identificar com antecedência a ocorrências destas situação através de alertas ou então seria o próprio cliente a informar a instituição bancária da previsibilidade de virem a incumprir.

Segundo Natália Nunes, do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Deco, “os bancos apenas inserem as pessoas quando estas os informam de dificuldades financeiras”, logo já não há lugar à apresentação de propostas de reestruturação de créditos, uma vez “que os clientes já não têm condições financeiras que lhes permitam suportar o serviço de dívida”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas