Aumentos salariais retroativos têm 'luz verde' do Constitucional

O Tribunal Constitucional anulou uma decisão do Tribunal de Faro, referente aos aumentos salariais retroativos, definindo assim a legalidade dos mesmos, noticia o Jornal de Negócios.

Notícia

© Dinheiro Vivo

Notícias Ao Minuto
26/05/2014 08:52 ‧ 26/05/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Medidas

O Tribunal Constitucional acaba de determinar que a retroatividade de aumentos salariais determinados por portarias de extensão não é inconstitucional.

Ao fazê-lo anulou a decisão do Tribunal de Trabalho de Faro que havia absolvido uma empresa de contraordenação por considerar que as portarias de extensão, mecanismos administrativos que estendem a todo um sector os aumentos inicialmente negociados entre associações sindicais e patronais, não podem ter eficácia retroativa por violarem a Constituição.

Para o Tribunal de Faro, no caso das contratações não negociais, em que a empresa não interfere diretamente, a retroatividade não é admissível e violaria os princípios da iniciativa privada e da igualdade.

Já os juízes do Palácio Ratton referem que a igualdade não pode ser vista apenas à luz da perspetiva das empresas, mas também dos trabalhadores de um setor e que a liberdade da economia privada não é um direito absoluto e tem de respeitar outros direitos comuns.

Posto isto, foi decretado em Diário da República, este mês, que são autorizados os aumentos salariais retroativos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas