A Secretaria-Geral do Ministério das Finanças assumiu, na última semana, despesas de quase meio milhão de euros (444 mil euros sem IVA), avança o jornal i. Cerca de 275 mil euros são relativos a serviços de comunicações fixas e móveis mas o que sobressai são os 79,8 mil euros (98 mil com IVA) gastos na aquisição de três carros e 8,6 mil euros para um “passeio turístico”.
Estas informações estão publicadas no portal Base dos contratos públicos e referem que os carros que foram adquiridos em regime de aluguer operacional de viaturas são para os gabinetes da ministra das Finanças, do secretário de Estado da Administração Pública e para a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap).
No que toca ao “passeio turístico”, este será garantido com um contrato com a Escalatur – Viagens e Turismo e irá custar com IVA 10,6 mil euros. O contrato foi estabelecido para servir a reunião do Comité Económico e Financeiro da União Europeia, a realizar-se nos dias 12 e 13 de junho, em Lisboa.
Dentro deste contrato estão negociados, no dia 12, o “transporte em três autocarros de 55 lugares, do hotel para jantar em Lisboa”, no dia 13 o “passeio turístico em autocarro de 30 lugares, para 30 pessoas, durante a manhã, por Lisboa, com acompanhamento de guia turístico, entradas em monumentos, almoço e regresso ao hotel”, no dia 14 “passeio turístico em três autocarros de 55 lugares, para 140 pessoas, a Sintra, com almoço e entradas em monumentos”.