A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alertou hoje para o facto de o gasóleo low-cost, regular e premium ser todo igual.
“Na hora de abastecer, use o gasóleo mais barato sem preconceitos. Testámos combustível low-cost, regular e premium e o resultado é igual ao litro”, indica a DECO no seu site.
A conclusão surge depois de a associação ter avaliado o efeito do uso do gasóleo, tendo testado quatro combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, que são os líderes de mercado nos seus segmentos.
Feito o teste, a DECO conclui que “low-cost, regular ou premium, 12 mil quilómetros depois, é tudo igual ao litro”, explicando que os 4 carros que foram utilizados “exibiram consumos muito idênticos” e, no interior do motor, não foram registadas “diferenças relevantes nos depósitos”.
No que respeita ao consumo, a associação mediu “uma diferença sem significado: 0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%".
A DECO alerta, assim, que "a diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal", alertando que "é urgente criar um regulador para o sector que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes". A associação já denunciou o caso às autoridades.