Desemprego leva a congelamento de vagas em 400 cursos

No próximo ano letivo, serão congeladas vagas de 428 cursos devido aos elevados índices de desemprego e à falta de procura. Dos 16 cursos onde entram menos de dez alunos, só não fecham os que são únicos no país ou têm relevância regional, segundo o Jornal de Notícias.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
28/06/2014 08:33 ‧ 28/06/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Ensino

As universidades e institutos politécnicos já enviaram para a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a sua proposta fundamentada sobre a fixação de vagas nos cursos superiores. O processo ainda não está fechado, mas tudo indica que 428 cursos terão as suas vagas congeladas no próximo ano letivo.

Em causa estão os elevados índices de desemprego que afetam certas profissões e ainda o facto de 16 cursos lecionados em instituições de Norte a Sul do país terem menos de 10 inscritos em cada ano.

Ao fecho, escapam apenas os que são únicos no país ou têm grande relevância regional, como é o caso de Engenharia Têxtil, na Universidade do Minho.

“Tem uma elevada procura do mercado e uma baixíssima procura dos estudantes”, afirmou, em declarações ao Jornal de Notícias, o reitor da instituição.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas