BCE pressiona Governo e Banco de Portugal sobre o BES

O Banco Central Europeu (BCE) pediu ao Governo e ao Banco de Portugal uma reação em relação ao nome de Amílcar Morais Pinto, proposto para suceder Ricardo Salgado à frente do BES. Segundo o Diário Económico, a instituição liderada por Mario Draghi quer que seja clarificado o reconhecimento de idoneidade do atual administrador-financeiro.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
30/06/2014 09:37 ‧ 30/06/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Clarificação

“O Banco Central Europeu (BCE) não quer problemas e já chamou a atenção das autoridades para a necessidade de resolver isto rapidamente”, disse uma fonte contactada pelo Diário Económico, em relação à sucessão de Ricardo Salgado à frente o BES.

De acordo com aquele órgão, o BCE terá pedido ao Governo português e ao Banco de Portugal uma clarificação em relação ao reconhecimento de idoneidade de Amílcar Morais Pires, nome apontado para o cargo.

Isto para evitar uma situação de risco sistémico, associado à liderança daquele que é o segundo maior banco português em ativos e no seguimento da forte queda das ações.

Porém, o Banco de Portugal tinha dito que não se pronunciaria sobre tal até à assembleia-geral de 31 de julho. E pode mesmo nem se vir a pronunciar, uma vez que Morais Pires, enquanto administrador do banco, tem já idoneidade reconhecida.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas