Goldman Sachs 'safa-se' ao vender milhões de ações do BES

O banco norte-americano Goldman Sachs, tal como a PT, não se deixou levar pelas garantias dadas sobre a situação do BES e, conta o Dinheiro Vivo, decidiu vender no passado dia 23 de julho mais de quatro milhões de ações. Esta operação aconteceu pouco tempo depois de ter superado os 2% do capital do BES, uma participação que agora ronda os 1,91%.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
05/08/2014 13:40 ‧ 05/08/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Banca

Poucos dias antes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter suspendido a negociação dos títulos do BES em bolsa, o Goldman Sachs precaveu-se, tal como fez a PT, e vendeu mais de quatro milhões de ações do BES.

Esta operação ocorreu, de acordo com o jornal eletrónico Dinheiro Vivo, no passado dia 23 de julho, ou seja, apenas oito dias depois de ter superado a fasquia dos 2% do capital do BES com a compra de mais de 89 milhões de ações e de quase 38 milhões de instrumentos financeiros do BES.

O banco norte-americano justificou à data esta compra “no sentido de facilitar a transação de clientes”.

Mas, conta o Dinheiro Vivo, na passada sexta-feira, o Goldman Sachs vendeu 4,45 milhões de ações do BES, reduzindo a sua participação no capital do BES de 2,27% para 1,91%, o correspondente a 107,2 milhões de ações do banco. Neste mesmo dia, a CMVM decretou a suspensão da negociação das ações do BES e, dois dias depois, o Banco de Portugal determinou que serão os acionistas a assumir os prejuízos da instituição.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas