O Marshall Wace LLP, o TT International e o Altair Investment Management Ltd. são, de acordo com o Wall Street Journal, três dos vários fundos especializados em investimentos de risco que terão ganho milhões de euros com o Banco Espírito Santo (BES).
O jornal norte-americano dá conta, na sua edição online, de que os designados hedge funds – que pedem emprestados títulos de uma empresa e, após apostar na sua queda, os vendem a um preço mais baixo, obtendo lucro – terão reforçado a sua posição no BES meses antes do colapso.
O Marshall Wace LLP fê-lo em meados de julho (de 0,51% para 0,85% do capital social do banco), após uma aposta inicial em 15 de maio, quando as ações estavam a negociar a 99 cêntimos. Duas semanas mais tarde, a sua posição terá sido novamente reduzida para os 0,51%, com ganhos de cerca de 27 milhões de euros.
À mesma técnica terá recorrido o TT International, assumindo uma posição curta em julho de 2013, que aumentou em junho de 2014, obtendo lucros de 15 milhões de euros. E ainda o Altair Investment Management Ltd, com ganhos de 11 milhões de euros.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está, por isso, a investigar a possibilidade de os investidores terem tido acesso a informação privilegiada, de acordo com o Público.