No dia 4 de Agosto, Alexandre Soares dos Santos deu ordem de compra de 31 mil ações da Jerónimo Martins. O administrador da Sociedade Francisco Manuel dos Santos estava a aproveitar a maior queda bolsista da sua empresa desde 2008. Os títulos da Jerónimo Martins tinham caído quase 14% e o empresário aproveitou esse facto para reforçar a sua posição na empresa.
A confirmação foi feita pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), através de um comunicado onde se informava sobre a operação. Ao todo foram adquiridas novas 31.068 ações da empresa liderada pelo seu filho Pedro Soares dos Santos.
A compra aconteceu no dia 4 de agosto, três sessões após a maior queda em bolsa da empresa desde setembro de 2008. Relembre-se que a 30 de julho os títulos da cotada caíram 13,53%, fixando-se nos 10,10, registando nova queda (3,27%) no dia seguinte ficando abaixo da fasquia dos 10 euros (9,77).
Esta desvalorização foi explicada pelos resultados negativos da retalhista no primeiro semestre, onde foram apresentadas quedas nos lucros na ordem dos 12,4% para quase 145 milhões de euros.