Caso a Oferta Pública de Aquisição (OPA) apresentada pelo grupo Ángeles se concretize, o Novo Banco poderá perder 57 milhões de euros. Tudo porque a participação detida pela entidade bancária presidida por Vítor Bento herdou do BES uma participação que é detida pela ES Health Care Investments, empresa que faz parte das sociedades controladas pela Rioforte e ligada ao Grupo Espírito Santo.
Esta informação é confirmada pelos resultados semestrais da ES Saúde, sendo que a participação detida pelo Novo Banco, de 27,3% na Espírito Santo Health Care Investments advém em 18,2% de forma direta e através da BES Vida em 9,1%.
No total, explica o Jornal de Negócios, uma vez que a ESCHI tem 51% da ES Saúde, a participação do banco liderado por Vítor Bento corresponde a 14% da gestora de hospitais alvo da OPA pelo grupo mexicano.
Assim, face ao valor da oferta feita pelo Ángeles, o Novo Banco encaixaria 57 milhões de euros, porém, o facto de esta participação não ser direta poderá levar a que este valor nunca entrar nos cofres de Vítor Bento.