Portugal está entre os países com transportes mais caros, ocupando a 41ª posição, entre 51 países, do Índice global de preços de transporte, revela a GoEuro, que colocou os países mais caros em último lugar, sendo que Portugal está a 11 lugares da Suíça, o país considerado mais caro.
Analisando os fatores distância, horários e taxas, a GoEuro comparou os autocarros, comboios e ligações aéreas mais baratas entre as cidades mais populosas em cada um dos 51 países, que foram avaliados de acordo com a média de preços por 100 quilómetros para cada tipo de transporte.
A média em Portugal, de uma viagem de autocarro fica a 8,25 euros por cada 100 quilómetros, enquanto a mesma distância de comboio fica a 11,21 euros e de avião fica a 21,98 euros.
O índice colocou a Suíça como sendo o mais caro em termos de transportes, com as viagens de autocarro a custarem 13,93 euros por cada 100 quilómetros, as de comboio 28,57 euros e de avião 93,33 euros.
Áustria, Bélgica, Israel, Dinamarca, Noruega, Japão, Holanda, Finlândia e Eslovénia seguem também no ranking como sendo os mais caros.
Já a África do Sul entra para o mais barato, pois em 100 quilómetros percorridos de autocarro o custo é de 2,74 euros, de comboio 1,40 euros e de avião 8,68 euros.
O estudo concluiu que as viagens de comboio são mais baratas na Geórgia e Egipto, enquanto na Dinamarca, Suíça e Áustria são os mais caros.
Relativamente às viagens de autocarro, o Egipto, Ucrânia e Tailândia são os países com preços mais baixos, enquanto os mais caros, são a Holanda, Áustria e a Noruega.
Quanto às viagens aéreas, Índia, Malásia e África do Sul são as que têm melhores preços e as ligações mais caras são na Finlândia, Suíça e Lituânia.