Segundo os dados da Sinopse de Atividade de Supervisão Comportamental, divulgado pelo Banco de Portugal, as instituições de crédito iniciaram um total de 315.194 processos relativos ao Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimentos (PERSI), o que representa um crescimento de 21,2% em comparação com o semestre anterior.
Na sua maioria, estes processos estão relacionados com os segmentos de crédito aos consumidores (253.737), refere o Jornal de Notícias.
Ao aumento destes processos de regularização de incumprimento correspondeu também um aumento da conclusão dos mesmos, o que mostra que as instituições de crédito tornaram mais célere a sua atuação.
Relativamente aos créditos à habitação registaram-se 61.457 pedidos, dos quais 80% foram negados, na maioria dos casos devido ao não preenchimento da condição relativa à redução significativa do rendimento anual bruto do agregado familiar e da não entrega de documentos necessários para efeitos de comprovação do preenchimento das condições de acesso.