Leilões de bens penhorados estão a chegar à internet

Os bens que ficam sujeitos a penhora no âmbito de uma ação de cobrança de dívidas em tribunal vão poder ser vendidos mais rapidamente através de leilão eletrónico, numa plataforma criada para o efeito pela Câmara de Solicitadores, avança o Jornal de Negócios.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
18/09/2014 07:14 ‧ 18/09/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Tribunais

Os leilões de bens móveis e imóveis são feitos, hoje em dia, através de propostas em carta fechada enviadas para o tribunal, através de venda direta ou, excecionalmente, transacionadas em bolsa. Mas agora podem passar também para a internet, conta o Jornal de Negócios.

A Câmara de Solicitadores criou uma plataforma informática onde vão ser realizados leilões eletrónicos dos bens objeto de penhora no âmbito de uma ação de cobrança de dívidas em tribunal.

A plataforma já está, inclusive, em ensaios e deverá entrar em funcionamento no final de outubro, segundo aponta a Câmara de Solicitadores. Falta apenas uma validação final do Ministério da Justiça.

José Carlos Resende, presidente da Câmara dos Solicitadores, afirmou à mesma publicação que este novo mecanismo “terá uma celeridade impressionante”, fazendo com que os bens possam ser “vendidos por valores muito superiores e mais próximos dos valores de mercado”, evitando assim “vendas ao desbarato”, como acontece com o sistema comum.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas