Os cinco principais clãs Espírito Santo discutiram os pormenores das comissões recebidas através das Escom no Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES) a 7 de novembro de 2013, avança o i.
De acordo com a publicação, terão recebido cinco milhões de euros de comissões dos submarinos, mas os detalhes da reunião não foram ainda avançados pelo jornal.
Segundo a RTP Informação, na reunião em causa, Ricardo Salgado – presidente do BES na altura – terá afirmado que os clãs da família receberam em 2004 cinco milhões de euros de um total de 30 milhões de euros pagos à ESCOM a título de serviços de consultadoria.
À RTP Informação, o diretor do i Luís Rosa, disse que o jornal teve “acesso a um conjunto de documentações que permitiram reconstruir a reunião”, frisando que à data já se discutiam assuntos de relevo quanto à situação do GES e BES, inclusive a “guerra aberta que já existia entre Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi”.
“Ricardo Salgado falou, nessa reunião, a todos os representantes da família Espírito Santo de uma carta em que era necessário toda a família assinar no sentido de se institucionalizar – é essa a expressão utilizada por Ricardo Salgado – pagamentos que tinham sido feitos pela Escom aos cinco ramos da família Espírito Santo”, continuou Luís Rosa.
O diretor do jornal disse ainda que “vários membros da família Espírito Santo confirmaram o pagamento dessas comissões, dois deles até referem essa expressão”.
[Notícia atualizada às 22h]