A Portugal Telecom (PT) pode ser vendida à Altice, grupo francês que controla a Oni e a Cabovisão, avança o Diário de Notícias (DN). Esta operação poderá ficar concluída já no final do mês de outubro mas está dependente da consolidação entre a Oi e a TIM Brasil, controlada pela Telecom Italia.
Ao que a publicação avança, se o negócio se concretizar, a Oi de Zeinal Bava poderá vincar ainda mais a sua posição de consolidação no mercado das telecomunicações no Brasil. Esta é a opinião defendida por Steven Santos, analista da XTB, que, em declarações ao Dinheiro Vivo, destaca que com o avanço deste negócio, “a Oi abandonaria o projeto lusófono com a PT”, contudo, “ganharia liquidez essencial para reduzir o elevado endividamento e entrar num movimento de consolidação”.
A fusão entre a Oi e a TIM Brasil é fundamental para este negócio, uma vez que daria massa crítica à empresa agora gerida por Zeinal Bava e os passivos em Portugal passariam a ser denominados de “não estratégicos”, abrindo, assim, “a oportunidade de [o grupo francês] comprar a PT”, frisa o mesmo analista.
Mais concretamente, a Altice compraria a Portugal Telecom beneficiando da necessidade da Oi em realizar maior liquidez e ‘disfarçar’ o “mau investimento da operadora portuguesa na Riofote” .
A possível venda da PT ao grupo francês (negócio ainda não comentado por alguma das partes) fará com que a Altice fique detentora da empresa que detém a MEO e o Sapo.