A dívida pública portuguesa está neste momento, segundo os dados do Eurostat para o segundo semestre do ano, nos 129,4% do PIB. Este valor é o segundo maior entre os países da União Europeia.
Porém, a trajetória de descida deste valor tem vindo a manter-se. Nos primeiros três meses do ano, o endividamento caiu 2,2 pontos percentuais, sendo que apenas a Irlanda conseguiu no âmbito da UE uma descida superior. Já no que diz respeito aos três meses seguintes, Portugal consegue o terceiro posto. A dívida pública lusa desceu 2,1 pontos percentuais.
Esta é uma inversão da tendência verificada uma vez que o ponto máximo histórico da dívida portuguesa foi atingido no primeiro trimestre do ano, quando atingiu os 131,6% do PIB.
Assim, o nosso país, apesar de ter apenas a Itália (133,8% do PIB) à sua frente no âmbito do cálculo percentual de dívida, parece ter reganhado o controlo sobre este importante indicador económico.
De dizer ainda que, no conjunto da União Europeia, a dívida pública agravou-se um ponto percentual, para os 87% do PIB, enquanto na Zona Euro, segundo o Negócios, a subida foi de apenas 0,8 pontos percentuais, mas situa-se agora nos 92,7%.