"Chineses são fortes candidatos à compra do Novo Banco"

Na semana em que o empresário Soares dos Santos disse publicamente que o investimento chinês ?não traz coisíssima nenhuma?, Marques Mendes adiantou, no seu comentário semanal, que estes ?vão ser fortes candidatos à compra do Novo Banco?.

Notícia

©

Goreti Pera
25/10/2014 21:36 ‧ 25/10/2014 por Goreti Pera

Economia

Marques Mendes

“O investimento chinês em Portugal cresceu muito nos últimos três anos”, com a injeção de capital na EDP, REN, Fidelidade e Espírito Santo Saúde. Mas não se fica por aqui.

De acordo com Marques Mendes, que proferiu mais um comentário semanal na antena da SIC, “os chineses vão ser fortes candidatos à compra do Novo Banco e já preanunciaram essa intenção”.

Certo é que “há um certo preconceito” em relação à China, por ser um país com “problemas de direitos humanos e corrupção”, mas o que não se pode negar é que os chineses têm “capital, dinheiro para investir”.

Além disso, ressalva o ex-líder do PSD, há um efeito de “reciprocidade, já que se criam condições para que empresas portuguesas possam investir na China, numa altura em que as exportações para aquele país estão a aumentar”.

O comentador encara, ainda, a relação de Portugal com a China como um “casamento interessante”, uma vez que “os chineses têm capital, mas não tem ‘know-how”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas