"Consumo como 'driver' do crescimento não funciona"

Numa sessão pública de apresentação do mais recente relatório económico da OCDE sobre Portugal, Teodora Cardoso alertou para o facto de um maior investimento ter de ser compensado com menos consumo. Para a presidente do Conselho de Finanças Públicas, o ?consumo como ?driver? do crescimento não funciona?, lê-se na edição online do Jornal de Negócios.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
27/10/2014 22:45 ‧ 27/10/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Teodora Cardoso

Teodora Cardoso voltou a meter o dedo na ferida da elevada dívida externa que Portugal tem e alerta para o facto de ser “preciso que o acréscimo de investimento seja compensado por uma redução do consumo”.

Numa sessão pública de apresentação do mais recente relatório económico da OCDE sobre Portugal, a presidente do Conselho de Finanças Públicas defendeu que Portugal necessita de investimento para levar a cabo um novo ciclo de crescimento económico e que tal terá de resultar em mais importações, principalmente de bens de equipamentos, destaca o Jornal de Negócios.

"Para que o investimento cresça e não agrave a dívida externa é preciso que se reduza o peso no PIB do consumo, público e privado", defende Teodora Cardoso, destacando que "o consumo como ‘driver’ do crescimento não funciona".

Não foi a crise que provocou a crise externa, foi o grau de endividamento de todos os setores (estado, empresas, banca e família) sobretudo junto do exterior", destacou.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas