Fundo de despedimentos tem 900 mil euros em falta

De acordo com uma notícia publicada pelo Diário Económico, há um conjunto de empresas que devem ao Fundo de Compensação do Trabalho, mecanismo que serve para pagar parte das compensações por despedimento. O montante em falta é de cerca de 900 mil euros.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
31/10/2014 15:16 ‧ 31/10/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Empresas

As empresas portuguesas estão em dívida com 870 mil euros ao Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), escreve esta sexta-feira o Diário Económico.

De acordo com esta publicação, este valor é referente a setembro deste ano, e é noticiado quando o mecanismo celebrou pouco mais de um ano de vida. Todavia, 346 mil euros são correspondentes a uma dívida recente, que pode ser justificada com o ajustamento das empresas ao cumprimento do calendário.

Este fundo serve para o pagamento de parte das compensações por despedimento, sendo que as empresas contribuem com 0,925% da retribuição base dos trabalhadores com contratos efetuados a partir de outubro de 2013. A este valor acresce um desconto de 0,075% para um segundo fundo mutualista, explica o Diário Económico, o FGCT.

No balanço do terceiro trimestre do ano, o FCT contava já com cerca de 10 milhões de euros, prevendo-se para outubro uma subida para os 14 milhões.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas