Um relatório da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revela que a venda de automóveis no mercado nacional está a aumentar e a recuperar dos anos de crise.
De acordo com a nota enviada às redações, em outubro foram vendidos 14.562 veículos ligeiros. Se olharmos para o mesmo mês do ano passado, verificamos que houve um aumento de 31,3% no número de automóveis vendidos. Mas o aumento não se fica por aqui.
“Em termos acumulados, nos primeiros dez meses do ano, foram vendidos em Portugal 141.587 veículos automóveis, o que representou uma variação homóloga positiva de 37,6%. Confirma-se, assim, a desaceleração do crescimento do mercado verificada nos primeiros meses do ano, a qual se deve ao facto de o mercado automóvel ter iniciado a sua recuperação na segunda metade de 2013”, explica a ACAP em comunicado.
Na mesma nota, a entidade alerta que, apesar do crescimento do número de vendas, “o mercado continua a manter-se abaixo de níveis registados em anos anteriores a 2011”.
Se dividirmos as vendas automóveis por tipologia dos veículos, verificamos que, em outubro, foram vendidos 11.780 ligeiros de passageiros e 2.419 comerciais ligeiros. Comparando com o mesmo período do ano passado, verifica-se um aumento de 29,6% e 46,4%, respetivamente.
No que concerne aos veículos pesados também se registou um aumento nas vendas. Se, em outubro deste ano, foram vendidos 363 veículos pesados (engloba pesados de mercadorias e pesados de ligeiros), no mesmo período do ano passado as vendas ficaram-se pelas 343 unidades, o que perfaz um aumento de 5,8%.