José Ricardo Espírito Santo Salgado, filho do antigo líder do BES, Ricardo Salgado, e Rita Cabral, companheira de Marcelo Rebelo de Sousa, estão a lutar pela impugnação da medida de resolução do Banco de Portugal que levou à divisão do BES em banco bom e banco mau.
De acordo com o Diário de Notícias, José Ricardo Salgado tem duas ações a correr no Tribunal Administrativo de Lisboa. A primeira, que deu entrada a 11 de setembro, tem como objetivo adquirir certidões de documentos e obrigar o Banco de Portugal a prestar informações.
A segunda entrou a 4 de novembro e refere-se à medida de resolução tomada pelo regulador da banca. Com esta ação, José Ricardo Salgado pretende que esta decisão seja impugnada.
Quem também já recorreu aos tribunais foi Rita Cabral, companheira de Marcelo Rebelo de Sousa. A ação, que chegou ao Tribunal Administrativo de Lisboa na última terça-feira, também tem como objetivo a impugnação da medida de resolução.
Existe ainda um grupo de 120 acionistas que invoca ilegalidades levadas a cabo pelo Banco de Portugal no processo que culminou com a divisão do BES em duas entidades diferentes.