Banco de Portugal reforça auditorias à gestão dos bancos

O Banco de Portugal (BdP) vai avançar com um reforço das auditorias a fazer aos modelos de gestão e administração dos bancos. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, um dia depois de o regulador ter assumido, em comunicado, que “não há forma absoluta de garantir que não ocorram” irregularidades e fraudes na banca.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
13/11/2014 07:36 ‧ 13/11/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Controlo

Depois de admitir, no relatório da atividade financeira emitido esta quarta-feira, que “não há forma absoluta de garantir que não ocorram” irregularidades e fraudes na banca, o Banco de Portugal (BdP) anuncia que vai avançar com um reforço das auditorias a fazer aos modelos de gestão e administração dos bancos, sabe o Jornal de Negócios.

No comunicado emitido ontem, o regulador destaca que “é necessário criar um quadro de incentivos e definir matrizes organizacionais e de atuação, internas e externas às instituições financeiras, que favoreçam alinhamentos dos interesses individuais com os coletivos”.

O Banco de Portugal sublinha, assim, que, dos problemas já detetados em bancos, “ressalta a necessidade de reforçar a necessidade dos mecanismos de governação e controlo interno a vários níveis – órgãos de gestão da instituição, órgãos de fiscalização e auditoria interna, a que acresce uma auditoria externa”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas