Este decréscimo foi acompanhado de uma redução no número das operações de compra, que caíram 8,4% na comparação entre este período de 2012 e o do ano anterior, totalizando 55,6 milhões de operações. O valor médio de cada compra foi de 42 euros.
Em relação aos levantamentos no multibanco, entre 1 de Dezembro e o dia do Natal, foram feitos 30,4 milhões de levantamentos num total de 2.036 milhões de euros, de acordo com os dados da SIBS. Estes valores significam um ligeiro crescimento em termos de número de operações (0,9%), mas uma queda de 1,7% no que diz respeito ao dinheiro total levantado.
O valor médio levantado nas caixas automáticas, em termos diários, foi de 67 euros.
De acordo com a gestora da rede multibanco, as comparações devem ter em consideração dois factores principais.
Por um lado, o número de dias úteis e de descanso é diferente nas duas primeiras semanas de Dezembro, entre 2012 e 2011, porque os feriados dos dias 1 e 8, este ano, ocorreram ao sábado.
Por outro, como refere a SIBS, há que ter em conta que as "alterações verificadas na aceitação de cartões de pagamento, nomeadamente por parte do Pingo Doce", estarão, "mesmo que marginalmente, a empolar a queda do número de compras, a sobredimensionar o crescimento do número de levantamentos e a rebaixar o valor médio por operação".