Carta enviada por Salgado em março chegou a Passos Coelho

Ricardo Salgado afirmou esta terça-feira, durante a Comissão de Inquérito Parlamentar, que Pedro Passos Coelho teve conhecimento de uma carta enviada por ele ao governador do Banco de Portugal (BdP), assim como à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, conta o Diário Económico.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
09/12/2014 20:00 ‧ 09/12/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Inquérito BES

Ricardo Salgado, líder histórico do Banco Espírito Santo (BES), enviou, em março, uma carta ao governador do Banco de Portugal (BdP) onde defendia a necessidade de uma transição ordenada na liderança e no modelo de governance do banco.

De acordo com o Diário Económico, Pedro Passos Coelho teve conhecimento dessa missiva mas devolveu-a, segundo explicou Salgado.

“Em conversas tidas com o senhor governador, foi manifestado o desejo do Banco de Portugal de que a mudança de governance no banco, com a saída da família de funções executivos, saísse ainda antes do aumento de capital, o que considerei imprudente e mesmo de risco elevado”, explicou o antigo presidente do BES, durante a Comissão de Inquérito Parlamentar, esta terça-feira.

“Em 31 de Março, enderecei uma carta ao senhor governador do Banco de Portugal, apontando pela terceira vez para o risco sistémico (…). Nessa carta, reafirmei textualmente o seguinte, cito: Estou inteiramente disponível para encontrar uma solução construtiva de governance. Não serei eu, por qualquer desejo pessoal, que dificultarei essa missão. Tal carta é revelada também ao senhor Presidente da República e ao Governo, na pessoa do primeiro-ministro - que a devolveu -, assim como à senhora ministra das Finanças”, sublinhou Ricardo Salgado.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas