Receber o ordenado, pagar as despesas, alimentação e transporte e pouco, ou nada, mais. Esta é a realidade da grande maioria dos portugueses e algo que se verifica também noutros países da Europa.
O estudo ‘European Consumer Payment’, da Intrum Justitia, revela que 70% dos portugueses assume que não consegue fazer gastos extra, o que os deixa numa situação complicada na presença de eventuais emergências.
De acordo com o Diário Económico, a situação é ainda mais grave para os cerca de 40% dos portugueses que ou não lhes sobra dinheiro ao final do mês ou confessam ter dificuldade em gerir as despesas mensais.
Os jovens adultos (25-34 anos) são os que apresentam o orçamento mais apertado, sendo que 85% dos inquiridos revelou que, raramente, tem margem para gastos mensais extra.
As dificuldades financeiras são também acentuadas a partir dos 50 anos, com 73% dos inquiridos a sentir dificuldades financeiras para fazer frente às despesas.
Entre as principais causas apontadas pelos portugueses está a falta de disciplina financeira por parte do Estado, o desemprego e os cortes salariais.