Hipermercados: um em cada quatro trabalhadores é temporário

Um em cada quatro trabalhadores dos hipermercados tem um contrato de trabalho temporário, dá conta o Jornal de Notícias.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
27/12/2014 11:24 ‧ 27/12/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Comércio

Segundo o Jornal de Notícias, um em cada quatro trabalhadores ao serviço de grandes superfícies comerciais tem um vínculo contratual temporário.

No total, 26,4% dos trabalhadores, ou seja, 98,7 mil dos empregados registados em 2013 estava fora dos quadros da empresa para a qual trabalhava, sendo que 70,7% do total eram mulheres,

Para os sindicatos, o dado não traz qualquer “surpresa”, apesar de ser de lamentar que “nos super e nos hipermercados a precaridade seja exagerada”, comenta, ao JN, Jorge Pinto, coordenador da Direção Regional do Norte do CESP.

“Nem todas as empresas do setor têm a mesma taxa de precariedade, mas é um recurso persistente, sobretudo, por ocasião dos picos de venda, uma situação contra a qual temos vindo a lutar”, explica.

O setor do comércio, apesar de ter perdido de 2012 para 2013 cerca de 20 mil trabalhadores, viu ainda assim o seu volume de negócios aumentar, resultado que o sindicalista explica pelo facto de existirem “fortes campanhas para fidelizar clientes, com cartões e descontos”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas