Américo Amorim, dono da Corticeira Amorim, tem uma fortuna estimada em 3.298,3 milhões de euros. Entre 2008 e 2012 foi considerado o homem mais rico de Portugal, mas ainda assim, como revela o jornal i, não lhe são conhecidos atos de ostentação. Diz a mesma publicação que o empresário de 80 anos, que volta a ser o mais rico de 2015, não gosta de desperdiçar dinheiro.
O líder do grupo Jerónimo Martins tem uma fortuna avaliada em cerca de 1.634,6 milhões de euros, mas continua a comprar carros em segunda mão, revela o jornal i. A mesma publicação refere que o Alexandre Soares dos Santos não sabe quanto custa uma garrafa de água, mas criou um fundo para apoiar os seus trabalhadores.
E já que estamos a falar da família Soares dos Santos há ainda a destacar Fernando Figueiredo dos Santos e Maria Isabel dos Santos (ocupam a 6ª e a 9ª posição na lista dos mais ricos), cujas fortunas rondam os 429 milhões de euros. Ambos primos do líder da Jerónimo Martins, não dão nas vistas e pouca gente os reconhece.
Belmiro de Azevedo, dono da Sonae, tem uma conta bancária que ronda os 1.225,8 milhões de euros, mas não é por isso que deixou de receber familiares e amigos na sua casa de Ambrães, localizada em Marco de Canavezes. Há até quem o considere um forreta, em especial no que diz respeito aos restaurantes, revela o jornal i.
Vasco de Mello, da família Guimarães de Mello, é o quarto mais rico com uma fortuna de 1.224,8 milhões e Manuel João Alves Ribeiro, o quinto com 1.078,5 milhões. Tanto um como o outro não gosta de se fazer diferenciar das restantes pessoas, não tendo carros ou joias que mostrem a fortuna que realmente têm.
O antigo CEO da Mota-Engil, António Mota ocupa a sexta posição na lista dos mais ricos de Portugal com uma fortuna avaliada em 808 milhões de euros juntamente com as irmãs. Escreve o jornal i António Mota faz questão que os familiares se licenciem para depois trabalharem nas empresas da família.
Por fim, a fechar a lista dos 10 mais ricos está Fernando Campos Nunes que é o presidente da Visabeira. Apesar de ter uma conta bancária bem recheada, com cerca de 400,9 milhões de euros, diz quem o conhece que continua a ser uma pessoa acessível e simpática.