A Air France quer deter a Alitalia já neste Verão e, segundo o jornal italiano, as negociações para que isso aconteça já vão “avançadas”.
A Alitalia pertence ao CAI, um grupo de investidores que comprou a companhia aérea falida em 2008. O consórcio já é parcialmente controlado pela Air France-KLM.
Em Maio do ano passado a Air France disse que provavelmente esperaria, pelo menos até 2014, antes de optar por de assumir o controlo da companhia italiana, da qual detém 25% desde Janeiro de 2009. Na época, o consórcio CAI pagou um pouco mais de mil milhões de euros para comprar parte da Alitalia.
De acordo com a Reuters, um porta-voz da Air France-KLM em Paris não quis comentar a reportagem e vários funcionários da Alitalia não estão a atender as chamadas.
O antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que se opôs à última tentativa de compra dos franco-holandeses, disse que continua contra a venda da Alitalia.
Na época, o ex-governante disse no seu Facebook que Itália não ficaria sem a sua companhia aérea. "Se a Alitalia caísse nas mãos dos franceses, muitos turistas acabariam por visitar os castelos do Vale do Loire, em vez das nossas cidades de arte".