"Esperamos, se se mantiverem os preços do petróleo aos níveis atuais, que o impacto positivo na balança comercial seja superior a 3.000 milhões de euros", disse hoje Pires de Lima em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho da Indústria, que teve lugar no Ministério da Economia e foi presidido pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O ministro da Economia salientou que a queda do preço do crude "tem um impacto positivo na economia portuguesa", afirmando que "por cada 20% da redução do preço do petróleo existe a expectativa, de acordo com estudos econométricos produzidos pelos gabinetes dos ministérios das Finanças e da Economia, de um crescimento do Produto [Interno Bruto -- PIB] de 0,3% a 0,5%".
Caso os preços do petróleo se mantenham ao nível atual, isso poderá permitir à economia portuguesa "atingir ou até superar os objetivos de crescimento do produto" em 2015, admitiu.
O barril de petróleo Brent para entrega em março abriu em baixa, a cotar-se a 51,81 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 2,2% do que no encerramento da sessão anterior.